Itapema: De Tapera a Paraíso Litorâneo – Uma História de Evolução e Encanto

Linha do tempo histórico de Itapema:

1726 - Elevação do Desterro (Florianópolis) à categoria de vila (município), incluindo em seus domínios as terras de Itapema.

1752 – É criada, através de Alvará Régio do Rei de Portugal, a freguesia de São Miguel da Terra Firme, cujos limites envolviam as atuais terras de Itapema.

1804 – Primeira referência feita ao nome Tapera, pelo comandante da Canhoneira Araguary.

1818 – Um grupo de colonos, vindos de Ericeira (Portugal) para Porto Belo.

1824 – Porto Belo foi elevada à categoria de freguesia, incluindo as terras de Itapema, através do Decreto Imperial.

1832 – Sr° José Antônio da Silva é apontado como morador da Tapera.

1859 – Tijucas é elevada à categoria de Vila, incorporando as terras de Itapema que pertenciam à freguesia de Porto Belo.

1879 – Encontrado nos registros paroquiais de Tijucas o casamento de Maria Rosa de Jesus, filha de Francisco José Miguel e Felizarda Rosa de Jesus, moradores da Tapera.

1890 – Cria-se a primeira escola no arraial da Tapera, cujo o professor foi indicado o S° João Sebastião de Almeida.

1912 – A Câmara Municipal de Vereadores de Porto Belo aprova a mudança de nome de TAPERA para ITAPEMA, por sugestãodos moradores de Tapera. Segundo dizem Dimas Campos foi o responsável pela colocação do nome ITAPEMA. Contam que o nome Itapema (gaviões ou aves das pedras) foi dado devido a grande quantidade de aves marinhas pretas, com pés de pato, que em certas épocas do ano passavam em bando pelos costões e arvoredos que margeavam o caminho que ia do Canto da Praia à Praia Gossa. Porém a ave símbolo de Itapema é o gavião tesoura parecido com a ave Açor, existente no Arquipélago dos Açores.

1914 – Cria-se o Distrito Policial de Itapema

1915 – É criado o distrito de Itapema, pertencente ao município de Porto Belo. A instalação deu-se em 14/03/1915, com a eleição dos Juízes de Paz.

De 1923 a 1926, Itapema foi anexada ao município de Camboriú.

O crescimento populacional que acontecia ao longo da primeira metade do Século XX, proporcionou as condições para a criação do município de Itapema.

1962- Os vereadores Olegário Bernardes, Ernesto Francisco Severino e Manoel Carlos dos Santos, que residiam no Distrito de Itapema, deram entrada na Câmara de Vereadores de Porto Belo, a Resolução 1/62, solicitando a criação do município de Itapema, que por unanimidade foi aprovada.

 

01 – Prefeito Osni dos Santos (Prefeito provisório). Período: 21 de abril de 1962 a 30 de janeiro de 1963.

02 – Prefeito Olegário Bernardes (1° Prefeito eleito pelo voto direto)

Área Territorial: O município ocupa uma área geográfica de 59 Km².

A cidade está dividida em 12 bairros. Centro, Canto da Praia, Sertãozinho, Alto São Bento, Ilhota, Casa Branca, Várzea, Tabuleiro dos Oliveiras, Morretes, Leopoldo Zarling, Meia Praia e Sertão do Trombudo.

Limites: Norte: Balneário Camboriú | Sul: Porto Belo | Oeste: Camboriú | Leste: Oceano Atlântico

Fonte: Arquivo Histórico de Itapema/SC.

População no último censo 75.940 pessoas [2022]

Densidade demográfica 1.304,59 hab/km²[2022]

População estimada 83.330 pessoas [2024]

Fonte: IBGE

Descubra o paraíso litorâneo comigo, Álvaro Reis Imóveis.

Pronto para encontrar o imóvel dos seus sonhos? Entre em contato conosco hoje mesmo! 47 – 98902-3033 - minha missão é ajudar você a encontrar o imóvel ideal.


Compartilhe

icone-whatsapp 1